Primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças chega a Palmas
Remessa da Pfizer tem 10.700 doses para grupos prioritários. Após conferência, imunizantes serão distribuídos aos 139 municípios do estado
O primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou ao Tocantins na manhã desta sexta-feira (14). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 10,7 mil doses serão aplicadas em grupos prioritários neste primeiro momento. A distribuição para os 139 municípios deve começar na próxima semana.
O primeiro carregamento do imunizante chegou ao país nesta quinta-feira (13) com 1,2 milhão de vacinas. O voo com as doses para o Tocantins pousou ao aeroporto da capital por volta de 10h50. Os imunizantes foram levados para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), onde os frascos serão conferidos.
A vacinação vai começar pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades e deficiências permanentes, com faixas etárias decrescentes. A orientação do Ministério da Saúde é que exista recomendação prévia de um médico antes da vacinação.
· PERGUNTAS E RESPOSTAS: como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Vacinação infantil
De acordo com o governo federal, a vacinação infantil ocorrerá da seguinte forma:
· em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
· sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
· com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.
O imunizante
A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à aplicada em adolescentes e adultos. Por isso, o governo federal adquiriu uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes (foto acima), apesar de o princípio ativo ser o mesmo.
A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia).
Em outubro de 2021, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo.
Fonte: Por Letícia Queiroz, g1 Tocantins