compartilhar

Começa nesta quarta (13) o 3° Encontro Regional das Juventudes Rurais do Bico de forma virtual

‘Juventudes do Campo Cultivando a Vida Agroecológica’ é tema do 3° Encontro Regional das Juventudes Rurais do Bico, coordenado e articulado pelo Grupo de Trabalho (GT) das Juventudes Rurais do Bico. O evento começa na próxima quarta-feira (13) e segue até sábado (16), considerado o Dia Mundial da Soberania Alimentar.

As juventudes se preparam durante três meses e articularam jovens de cerca de oito comunidades além dos estudantes da Escola Família Agrícola Padre Josimo (EFABIP). Juntos, vão realizar ações de forma virtual de quarta (13) a sábado (16). A programação conta com oficinas temáticas gravadas pelas juventudes das comunidades que mostram atividades do seu cotidiano na sua vida agroecológica e proporcionam conhecimentos a quem vai assistir.

As temáticas das oficinas vão abranger as seguintes áreas: Identidade e cultura, Agroecologia e Comunicação. Cada coletivo de juventudes, distribuídas em oito comunidades da região do Bico, planejaram e organizaram ações para o ‘dia D’, 16 (sábado), dia Mundial da Soberania Alimentar.

“O evento dá o caráter de ação articulada das juventudes rurais do Bico do Papagaio. As imagens são registros captados pela própria juventude. Edição dos vídeos serão realizadas pelos participantes dos Jovens em ComunicAÇÃO. Serão vídeos de até 4 minutos, com divulgação no instagram do GT e da APA-TO, no facebook e no site institucional da APA-TO”, afirma um dos jovens coordenadores da ação e membro do GT, Aldimar de Sousa, conhecido como Dimas.

O objetivo do evento é promover a motivação de processos organizativos de coletivos locais de jovens nas comunidades rurais, de modo a potencializar as ações de resistência e a luta articulada das juventudes campo do Bico do Papagaio, assim como o fortalecimento do GT. Também objetiva valorizar e dar visibilidade as ações desenvolvidas pelas juventudes do campo, mostrando a sua forma de vida agroecológica, utilizando a comunicação popular.

Essas ações, realizadas pelas juventudes em sua própria comunidade, pretende ainda expressar alguma violação de direito sofrida na comunidade, ou atividade produtiva, ou ação de solidariedade com doação de cestas agroecológicas e etc.

Além das oficinas temáticas em forma de vídeo e o ‘dia D’, as juventudes vão realizar uma Live que vai ocorrer na plataforma zoom no dia 15 (sexta), a partir das 19h, com a seguinte pergunta: ‘Qual a importância da agroecologia para o campo e para a cidade?’, com possibilidade dos/das telespectadores/as interagirem por meio de perguntas e comentários com as juventudes que coordena e articula o evento.

O evento é apoiado pela CESE que atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil, e pela MISEREOR. Realização do GT das Juventudes Rurais do Bico e da Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), em parceria com a Rede Bico Agroecológico.

 

Fonte: Por Daniela Souza da Ascom - APA-TO

COMENTÁRIOS